O projeto Mídia e Democracia é uma iniciativa da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV Comunicação Rio) com o apoio da Delegação da União Europeia no Brasil para colaborar com o fortalecimento da democracia brasileira, da integridade de espaços digitais e da informação de qualidade. Fazem parte também da parceria a plataforma de fact-checking Lupa e o centro alemão de análise do debate público Democracy Reporting International (DRI).
O projeto Mídia e Democracia, tem três principais frentes de trabalho:
- monitoramento e análise de mídias digitais
- checagem de informações
- criação de um Conselho, com participação de pesquisadores, sociedade civil, representantes do poder público e de plataformas digitais
O que fazemos
Todo o trabalho tem como foco debates sobre questões de gênero, disparidade racial, minorias de forma geral, discurso de ódio e demais pautas importantes para a política brasileira.
O acompanhamento do debate público nas redes sociais será semanal, com resoluções mensais que vão pautar os encontros bimestrais em busca de chegar a um encaminhamento para a sociedade.
O trabalho que cabe à FGV é encabeçado pela FGV Comunicação Rio e apresenta contribuições analíticas da FGV Direito Rio, principalmente no que diz respeito à pauta de gênero. A iniciativa terá a duração de 1 a 3 anos de desenvolvimento e constitui parte da agenda da Escola para um debate público de qualidade e fortalecimento da democracia.
Sobre a FGV Comunicação Rio
Criada em 2022, a Escola de Comunicação, Mídia e Informação (FGV Comunicação Rio) é pioneira em formar o novo perfil de profissionais que atuará em setores estratégicos de Comunicação, Mídia e Informação de instituições públicas, empresas privadas e organizações do Terceiro Setor. A Escola traz a tradição da FGV e a ampla experiência da FGV DAPP na aplicação de Tecnologia e Ciência de Dados para inovar e propor soluções no campo da Comunicação.
A FGV Comunicação Rio alia professores altamente qualificados no Brasil e no exterior e um método de ensino internacionalmente reconhecido com uma matriz curricular inovadora, laboratórios de ponta e experiências de networking e de colocação profissional do aluno.
Delegação da União Europeia no Brasil
A Delegação da União Europeia no Brasil é uma das 146 missões diplomáticas da União Europeia em todo o mundo. Representa a União Europeia no Brasil e trabalha em estreita coordenação com as missões diplomáticas dos 25 Estados-Membros da UE acreditadas no país.
A Delegação no Brasil promove os valores e as políticas da União Europeia, representa a UE e os seus cidadãos e cria redes e parcerias. Ao dialogar com atores políticos, mídia, academia, empresas e sociedade civil, sensibiliza o público brasileiro para as questões e interesses da UE e promove a importância das relações entre a UE e o Brasil. Desenvolve igualmente a cooperação através de projetos e financiamentos.
Lupa
Fundada em 2015, a Lupa iniciou sua trajetória como uma agência de notícias especializada em fact-checking e expandiu suas atividades para o ensino de técnicas de checagem e para a sensibilização sobre desinformação e seus riscos.
Atualmente, a Lupa tem duas frentes de atuação: Lupa Jornalismo, com reportagens, checagens, verificações e conteúdos especiais, e Lupa Educação, com oficinas, treinamentos, repositório de pesquisas sobre desinformação e ações de educação midiática em escolas, universidades, instituições e empresas.
A Lupa acompanha o noticiário de política, economia, cidade, cultura, educação, saúde e relações internacionais, buscando corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos.
Democracy Reporting International (DRI)
O Democracy Reporting International (DRI) foi fundado em Berlin, no ano de 2006, por um grupo internacional de especialistas em governança democrática e eleições.
Ao reconhecer uma lacuna num campo que era dominado por grandes organizações intergovernamentais e consultorias comerciais, decidiram formar uma organização não governamental e independente que pudesse analisar a evolução democrática e aconselhar sobre quadros constitucionais e eleitorais de forma rápida e flexível.
Ao longo dos anos, o DRI alargou o seu trabalho de investigação e análise para o envolvimento direto com parceiros, a fim de melhorar as estruturas democráticas e as salvaguardas em todos os países onde trabalhamos.
Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da FGV Rio
Criado em 2003, o Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da FGV Rio tem como missão institucional estudar as implicações jurídicas, sociais e culturais decorrentes do avanço das tecnologias da informação e comunicação. Suas atividades são desenvolvidas com foco em pesquisa acadêmica e disseminação científica, visando impactar o desenvolvimento de políticas públicas que defendam a democracia, os direitos fundamentais e a preservação do interesse público no progresso tecnológico. Tem como foco pesquisas sobre Governança da Internet, Regulação de Plataformas Digitais, Transformação Digital, Proteção de Dados, Cibersegurança, Inteligência Artificial.
Programa de Diversidade e Inclusão (PD&I)
O Programa de Diversidade e Inclusão (PD&I) foi estabelecido em outubro de 2018 no contexto da FGV Direito Rio, juntando-se a vários esforços para fortalecer a diversidade institucional. Em essência, o programa busca fomentar o debate sobre diversidade nos âmbitos profissional e acadêmico, ultrapassando as fronteiras da instituição e proporcionando um ambiente onde valores como respeito, dignidade, igualdade, solidariedade, justiça e liberdade sejam priorizados. Desse modo, a FGV Direito Rio torna-se um exemplo de diversidade e inclusão, ativamente engajada na luta contra a discriminação.