O impacto, no Brasil, da saída de Joe Biden da corrida presidencial dos Estados Unidos

Por: FGV ECMI

Por: FGV ECMI

Sumário executivo

Desistência de Biden movimenta os campos políticos, que projetam forças e fraquezas de Kamala Harris.

Saída do presidente da disputa eleitoral dispara menções ao pleito dos EUA, mas volume de menções ainda é menor do que o atentado contra Donald Trump. Na polarização, esquerda e direita veem pontos positivos na possível substituição pela atual vice Kamala Harris, mas debate é marcado por indefinições e teorias conspiratória.

Em pauta, nacionalidade e força política de Kamala Harris.

Uma das principais narrativas da direita se concentra em questionar a nacionalidade de Harris, filha de imigrantes, e que supostamente enfrentaria “dificuldades legais” para disputar a Presidência – em retomada de antiga retórica usada contra o ex-presidente Barack Obama. Não há consenso sobre qual adversário democrata poderia aumentar as chances de vitória de Trump: setores da direita acreditam que a vice-presidente tem menos força política que Biden, mas parte da esquerda aposta na ideia de representatividade e celebra a possibilidade de que uma mulher negra vença o republicano nas urnas.

A corrida eleitoral à Casa Branca ecoa sobre Lula e Bolsonaro

O atentado contra Trump fez a direita brasileira bem-sucedida nas associações entre Bolsonaro e o republicano, mobilizando signos de força e luta contra uma esquerda supostamente violenta. Já Lula é, pelo menos desde o primeiro debate televisivo nos EUA, recorrentemente relacionado a Biden sob o ponto de vista etário – aspecto que se potencializou com a saída do democrata da disputa. A idade avançada de ambos e a noção de que os aliados de Lula estariam fragilizados politicamente são os destaques.

Da direita à esquerda, humor é acionado para fragilizar Biden

Além de notícias e especulações sobre os possíveis desdobramentos da desistência de Biden nas eleições dos EUA, postagens em tom debochado também mobilizam as redes. Enquanto na esquerda a “aposentadoria” de Biden e questionamentos sobre os impactos das eleições nos EUA mobilizam piadas e ironias, na direita postagens sobre suposta senilidade de Lula e mais memes do caso “Taxad” são acionados.

Acesse o relatório completo aqui.