Crise climática nas urnas: como os candidatos à prefeitura de Porto Alegre enfrentam os desafios ambientais

Por: DRI

Por: DRI

  • As enchentes em Porto Alegre foram catastróficas, danificando seriamente a infraestrutura da cidade e deslocando milhares de pessoas, de modo que as discussões sobre as enchentes dominaram o discurso online dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre, com 41% de suas postagens abordando essa questão. Isso indica um foco significativo em desastres ambientais, embora outros tópicos, como política nacional e políticas municipais, também tenham se destacado em suas comunicações.
  • O volume de postagens relacionadas ao clima atingiu o pico após as primeiras enchentes atingirem Porto Alegre, demonstrando que os candidatos priorizam as questões ambientais quando elas são mais imediatas. A atenção a essas questões parece ter diminuído quando o impacto imediato das inundações diminui, refletindo, no entanto, uma abordagem reativa,  ao invés de proativa, às discussões sobre políticas climáticas.
  • O volume de postagens abordando questões ambientais têm variado entre os candidatos, com Sebastião Melo (MDB) postando o maior percentual de conteúdo relacionado ao clima. Isso ressalta as diferentes ênfases dos candidatos nas mudanças climáticas e na resposta às inundações.
  • Nas duas primeiras semanas da campanha eleitoral oficial, no entanto, houve uma diminuição notável nas postagens sobre inundações e questões relacionadas ao clima, em comparação com outros tópicos. Essa tendência sugere que, embora as questões climáticas sejam cruciais durante as crises, os candidatos às abordam de forma oportunista, provavelmente em resposta à preocupação pública imediata, e não a um compromisso contínuo. Essa abordagem reativa, no lugar da proativa, indica que as discussões sobre a resposta climática são vistas como politicamente vantajosas imediatamente após as inundações, mas não são priorizadas como um ponto relevante da agenda de longo prazo nas estratégias de campanha online dos candidatos.

Com as eleições municipais ocorrendo em outubro de 2024 no Brasil, este relatório analisa como os candidatos à prefeitura da cidade de Porto Alegre estão lidando com a crise climática. Com os desafios ambientais já existentes exacerbados pelas mudanças climáticas, a cidade foi recentemente atingida por algumas das inundações mais severas de sua história. Por isso, é fundamental entender como os principais candidatos discutem assuntos relacionados ao clima e observar se o tema é prioritário durante as duas primeiras semanas de suas campanhas eleitorais. 

Esta análise foi realizada pela Democracy Reporting International.    

Metodologia

Este relatório examina o discurso político online de candidatos à prefeitura de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Analisamos quais temas os candidatos abordaram desde o início de 2024, observando especificamente o debate em torno das questões relacionadas ao clima, considerando as recentes inundações que afetaram a cidade.

Usando métodos de análise quantitativa e qualitativa, analisamos postagens no Instagram de quatro candidatos à prefeitura de 1º de janeiro a 31 de agosto de 2024. Os pesquisadores usaram uma ferramenta de escuta social, FanPage Karma, para coletar dados do Instagram. Foram coletadas 2.149 postagens compartilhadas na plataforma pelos quatro principais candidatos: o atual prefeito, Sebastião Melo (MDB), Felipe Camozzato (Novo), Juliana Brizola (PDT), e Maria do Rosário (PT).

Para a análise quantitativa, empregamos dois métodos principais para interpretar as postagens: (i) modelagem de tópicos, uma técnica que nos permite combinar palavras encontradas em comentários do Instagram com sua probabilidade de associação com tópicos mais amplos, e (ii) análise de volume, comparando o número de postagens relacionadas ao clima com o de postagens gerais. Para cada análise quantitativa, foram realizadas verificações qualitativas e interpretação dos dados.

  1. A crise climática em Porto Alegre
  • As enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul em abril de 2024 foram devastadoras, principalmente em Porto Alegre. Em maio, o nível do Lago Guaíba chegou a 5,37 metros no centro da capital, superando várias enchentes históricas na cidade. Bairros inteiros ficaram submersos, forçando a evacuação de milhares de pessoas e causando grandes danos à infraestrutura. A cidade enfrentou um colapso no fornecimento de energia e água, com áreas isoladas e estradas principais bloqueadas, e com 160.000 pessoas sendo diretamente afetadas pela maior enchente nos 252 anos de história da capital. Esses eventos intensificaram a discussão sobre a necessidade de melhorias nas estruturas de proteção contra inundações, que já haviam sido destacadas em discursos anteriores, mas haviam recebido pouco investimento nos últimos anos. 
  • O  relatório "Brasil 2040" projetou tal desastre, alertando para o aumento das chuvas e a maior frequência de eventos extremos no sul do Brasil devido às mudanças climáticas. O relatório recomendou a implementação de sistemas de alerta e a adequação da infraestrutura, especialmente em áreas urbanas como Porto Alegre. No entanto, muitas destas medidas preventivas não foram efetivamente postas em prática, contribuindo para a gravidade dos danos causados durante as recentes inundações. 
  • As cheias de 2024 deixaram um legado de perdas materiais e humanas, reforçando a urgência de ações de adaptação climática. Especialistas ressaltam que é fundamental restruturar o sistema de drenagem da cidade e fortalecer os diques da cidade, para que Porto Alegre e outras áreas do estado estejam mais bem preparadas para eventos futuros.
  • No contexto das eleições municipais de 2024, os candidatos à prefeitura iniciaram suas campanhas políticas em 16 de agosto. Durante o primeiro debate televisivo ao vivo, as inundações e a resposta local e nacional ao desastre dominaram as interações entre os candidatos
  • Este relatório analisa até que ponto os candidatos discutiram essas questões em suas comunicações online, especificamente no Instagram. 

     2.Eleições Municipais 2024: Principais Temas Discutidos pelos Candidatos à Prefeitura de Porto Alegre desde Janeiro de 2024

  • A partir de outubro de 2024, as eleições municipais de Porto Alegre contaram com vários candidatos, representando várias ideologias políticas e partidos. Esta análise se concentra nos quatro principais candidatos à prefeitura.

Tabela 1: Perfis dos candidatos à prefeitura 

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Elaboração: Democracy Reporting International

  • Na primeira parte da análise, examinamos o volume de postagens dos candidatos entre 1º de janeiro e 31 de agosto de 2024. O gráfico abaixo mostra o número total de postagens por candidato no Instagram. Podemos ver que Maria do Rosário (PT) foi a candidata mais ativa, com 1.070 postagens no Instagram, enquanto os demais tiveram cerca de 200-400 postagens durante o período analisado. 

Gráfico 1: Número de postagens por candidato à prefeitura de Porto Alegre no Instagram

 

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Fonte de dados: Instagram Elaboração: Democracy Reporting International 

  • Para obter insights mais profundos, executamos a modelagem de tópicos no conjunto de dados, para entender as principais questões cobertas por esses candidatos e até que ponto as postagens relacionadas ao clima faziam parte de suas comunicações políticas. 

Gráfico 2: Principais temas discutidos pelos candidatos à prefeitura de Porto Alegre 

Fonte de dados: Instagram Elaboração: Democracy Reporting International 

  • Como demonstrado em uma análise anterior da DRI, as eleições municipais representam uma oportunidade essencial para os candidatos consolidarem ou recuperarem influência e apoio em suas regiões. Temas como política nacional e economia, e questões como saúde pública e educação impactam significativamente as eleições locais no Brasil. 
  • O Gráfico 2 apresenta os principais tópicos e subtemas discutidos pelos candidatos à prefeitura de Porto Alegre. A análise mostra que as postagens sobre as inundações foram predominantes, totalizando 883 postagens (41%), seguidas por vários outros tópicos, como debates sobre política nacional (423 postagens, 19,7%) e sobre políticas municipais sobre questões específicas (352 postagens, 16,3%). Outras cobriram assuntos diversos (491 postagens, 23%).
  • Ao debater "inundações e questões relacionadas ao clima", os candidatos postaram com mais frequência conteúdos com: (i) mensagens de solidariedade, escrevendo sobre a esperança de um futuro melhor e de uma cidade próspera e reconstruída; (ii) alertas de inundação, orientando a população das áreas afetadas a deixar suas casas; (iii) comentários sobre as ações do governo federal no sentido de apoiar a gestão municipal; (iv) mensagens que atribuíam diretamente o desastre às mudanças climáticas; e (v) posts relativos à segurança pública e abrigos disponíveis para pessoas realocadas. 
  • Os candidatos também focaram na política nacional e municipal em suas postagens no Instagram. Embora as postagens geralmente apoiassem ou criticassem o atual governo federal em questões nacionais, as discussões locais eram mais específicas, incluindo temas como educação pública, direitos das mulheres, mobilidade urbana e saúde pública. 
  • A categoria "diversos" engloba postagens sobre feriados específicos (Dia das Mães, Carnaval, Dia do Trabalhador etc.), postagens pessoais sobre a vida privada dos candidatos e postagens destacando a decisão de concorrer à prefeitura nas eleições municipais.
  • Ao observar a distribuição desses temas nos últimos meses, vimos que as postagens relacionadas ao clima alcançaram o pico após as primeiras enchentes atingirem Porto Alegre, conforme esperado. O Gráfico 3 mostra que os candidatos priorizaram o debate em torno das questões ambientais e das inundações em detrimento de outros tópicos nos meses imediatamente após as inundações. 

Gráfico 3: Distribuição de tópicos ao longo do tempo

 

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Fonte de dados: Instagram Elaboração: Democracy Reporting International 

  • Vale ressaltar que a discussão em torno das inundações e outras questões relacionadas ao clima diminuiu quando as campanhas políticas começaram oficialmente, em 16 de agosto. Na próxima seção, exploraremos mais detalhadamente comunicações dos candidatos sobre esses tópicos nas duas primeiras semanas de campanha.

2. Presença de postagens relacionadas ao clima no discurso online dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre

  • Nesta seção, exploraremos as inundações e os tópicos relacionados ao clima com mais detalhes, para determinar como os candidatos os discutiram desde o início de 2024, em seguida,  analisaremos em profundiade essas comunicações durante as duas primeiras semanas de campanha política (entre 16 e 31 de agosto). 
  • Como mostrado anteriormente, no geral, as postagens sobre as enchentes somadas dominaram a comunicação online dos quatro principais candidatos. Ao examinar suas comunicações individualmente, no entanto, observamos que as postagens relacionadas ao clima não prevaleceram para nenhum deles. O gráfico 4 mostra que os posts relacionados ao clima não foram os mais prevalentes para nenhum dos candidatos.
  • Melo (MDB), atual prefeito de Porto Alegre, teve o maior percentual de postagens relacionadas ao clima (270 de 424 postagens, quase 40%), seguido por do Rosário (PT), que teve o maior número de postagens no geral (1.070), mas das quais apenas 416, pouco menos de 28%, eram relacionadas ao clima, e Brizola (PDT), com quase cerca de 28% de suas postagens (111 de 291) discutindo as enchentes e a questão relacionada ao clima. O candidato com a menor porcentagem de postagens discutindo essas questões foi Camozzato (Novo), com apenas 76 de seu total de 364 postagens (cerca de 17%) relacionadas ao tópico. 

Gráfico 4: Volume de postagens relacionadas ao clima de cada candidato, em comparação com as postagens gerais

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Fonte de dados: Instagram Elaboração: Democracy Reporting International 

  • Ao analisar as postagens relacionadas ao clima, observamos que, com exceção de Melo (MDB), todos os candidatos postaram mensagens de solidariedade e reconstrução da cidade como conteúdo principal nas postagens relacionadas ao clima.

Gráfico 5: Volume de Postagens de Cada Candidato abordando Questões Ambientais

 

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Fonte de dados: Instagram                                Elaboração: Democracy Reporting International 
 

Solidariedade e reconstrução da cidade 

  • No geral, "solidariedade e reconstrução da cidade" foi o principal tema, indicando sua importância no discurso relacionado ao clima entre os candidatos. As postagens abordaram as enchentes, com mensagens de solidariedade às pessoas e famílias atingidas, e compartilharam mensagens de esperança para os esforços coletivos na reconstrução de Porto Alegre.

 

Fonte de dados: Instagram                              Elaboração: Democracy Reporting International 

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  • O foco predominante na reconstrução e na solidariedade sugere que a comunicação relacionada ao clima está centrada em narrativas focadas na comunidade, provavelmente porque elas ressoam melhor  para os cidadãos que lidam com as consequências de eventos climáticos extremos.
     

Ações do Governo Federal 

  • Na categoria "ações do governo federal", há uma clara distinção na forma como os candidatos abordaram o assunto, influenciada principalmente por suas afiliações políticas. Em suas postagens nessa categoria, Rosário, sendo do mesmo partido do presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva, apoiou e promoveu predominantemente as ações do governo federal. Seu alinhamento com o governo federal se reflete em seu enquadramento positivo   às iniciativas e políticas nacionais.

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  • Por outro lado, Camozzato (Novo) assumiu uma postura crítica em relação ao governo federal em suas postagens, refletindo sua oposição às políticas de Lula. Sua estratégia de comunicação nessa categoria provavelmente atrai eleitores céticos ou insatisfeitos com as intervenções federais durante as enchentes em Porto Alegre. A crítica de Camozzato o diferencia ao posicioná-lo como um candidato que oferece uma alternativa ao status quo, distanciando-se das ações do atual governo.

 

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Crise climática em Porto Alegre 

  • A "crise climática em Porto Alegre" não foi destaque na maioria das postagens dos candidatos. Isso indica que a atribuição direta das inundações e dos desastres ambientais recentes às mudanças climáticas globais não é central para suas estratégias de comunicação. 
  • Com 44 posts dedicados a essa categoria, do Rosário se destaca como a candidata que mais ativamente vincula eventos ambientais locais às mudanças climáticas globais. Melo (MDB), Brizola (PDT) e Felipe Camozzato (Novo) tiveram notavelmente menos postagens nesta categoria. Seu foco limitado pode sugerir uma decisão de se concentrar em questões imediatas e mais tangíveis, em vez de enquadrar as inundações no contexto mais amplo das mudanças climáticas. No entanto, ainda encontramos postagens de todos os candidatos abordando o assunto, mas em menor escala do que o inicialmente esperado pelos pesquisadores. 

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  • Essa disparidade no foco das postagens dos candidatos sugere um afastamento predominante do diálogo mais amplo sobre mudanças climáticas em favor de respostas mais imediatas e tangíveis aos desastres ambientais. Isso indica que a maioria dos candidatos optou por abordar apenas os efeitos imediatos das inundações e as necessidades urgentes dos eleiotores, em vez de se envolver em uma discussão abrangente sobre os desafios climáticos sistêmicos de longo prazo e as inovações de políticas.

Alertas de inundação e segurança pública

  • Os quatro candidatos não postavam com frequência sobre segurança pública e alertas de inundação, sugerindo que esses tópicos são menos centrais para suas estratégias de mídia social. Além de Melo (MDB), que teve o maior número de postagens cobrindo alertas de inundação – provavelmente devido ao seu papel como atual prefeito – os candidatos postaram menos avisos em tempo real para a população.
  • Postagens sobre "segurança pública" discutiram medidas específicas e necessárias que o governo local deveria tomar – ou deveriam ter  tomado – para garantir a segurança das pessoas realocadas, especialmente mulheres e crianças, em abrigos públicos. Este foi um tema de preocupação durante todo o resgate e alocação da população nos abrigos, e muitas mulheres e crianças mostraram alívio quando o governo local anunciou abrigos exclusivos.

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Fonte de dados: Instagram                                                                                            Elaboração: Democracy Reporting International 

Engajamento por tópico relacionado ao clima 

  • O Gráfico 6 mostra que as postagens sobre a "crise climática em Porto Alegre", apesar de serem em menor número, geraram a maior média de engajamento entre todos os temas. Isso indica que, embora o volume de discussão em torno das questões climáticas mais amplas tenha sido menor, essas postagens ressoaram fortemente com o público, potencialmente devido à relevância crítica das discussões sobre mudanças climáticas no contexto dos desafios ambientais em curso em Porto Alegre. 

Gráfico 6: Volume de postagens de todos os candidatos nas duas primeiras semanas da campanha eleitoral

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Fonte de dados: Instagram                                                       Elaboração: Democracy Reporting International 

  • "Solidariedade e reconstrução da cidade" foi o tema mais discutido, com maior número de postagens. Também gerou altos níveis de engajamento, perdendo apenas ligeiramente para o tópico mais amplo da crise climática. Isso sugere uma sólida conexão pública em resposta a postagens que se concentram nos esforços de reconstrução da comunidade e na solidariedade, destacando a importância desses temas após as inundações. 

As duas primeiras semanas de campanha eleitoral
 

  • Entre 16 e 31 de agosto, as duas primeiras semanas da campanha eleitoral oficial, os candidatos postaram diferentes volumes de conteúdo online. Maria Do Rosário (PT) foi de longe a candidata mais ativa no Instagram durante esse período, com 130 postagens, mais que o dobro do número de postagens de qualquer outro candidato. 

Gráfico 7: Volume de postagens de cada candidato nas duas primeiras semanas da campanha eleitoral Fonte de

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Fonte de dados: Instagram                                                                   Elaboração: Democracy Reporting International 

  • Embora o primeiro debate televisivo tenha dominado a discussão online sobre inundações e questões relacionadas ao clima, nossos dados das duas primeiras semanas de campanha mostram um quadro diferente. Do total de 275 postagens que os quatro candidatos compartilharam online, apenas 62 abordaram o tópico "inundações e relacionadas ao clima". 

Gráfico 8: Número de Postagens por Tópico por Candidato nas Duas Primeiras Semanas de Campanha Política

Fonte de dados: Instagram                                                                 Elaboração: Democracy Reporting International 

  • Nas duas primeiras semanas, Brizola (PDT) liderou na categoria de postagens relacionadas a enchentes e clima, com 27 postagens. Antes do início da campanha, ela compartilhou significativamente menos do que Rosário e Melo sobre essas questões, sugerindo que Brizola agora pode se envolver mais ativamente com a narrativa da mudança climática para enfatizar o tópico para seu eleitorado.

Fonte de dados: Instagram                                                                                                Elaboração: Democracy Reporting International