Com protagonismo no Instagram e TikTok, André Fernandes reflete fenômeno de influência digital na campanha de Fortaleza

Por: FGV Comunicação Rio

Por: FGV Comunicação Rio 

 

  • André Fernandes (PL) tem o melhor índice de engajamento com folga, concentrando 32,4% e 40,6% das interações totais entre todas as redes, a partir de seus perfis no Instagram e no TikTok, respectivamente;
  • Em Fortaleza há um equilíbrio entre o Instagram e o TikTok no quesito interações, sendo um ponto fora da curva no cenário nacional das campanhas digitais nas capitais, onde o Instagram é proeminente;
  • Embates diretos entre os candidatos, com jingles de ataque e subsequente defesa, foram a estratégia com maior alcance nas campanhas digitais, com destaque para conteúdos curtos no TikTok.

Em Fortaleza, o deputado federal e ex-youtuber André Fernandes (PL) detém os melhores índices de engajamento no Instagram e no TikTok, prezando por uma abordagem de ataque a oponentes que apela para o âmbito do humor, além de postagens nas quais se defende contra supostas fake news. É o que mostra levantamento conduzido pela FGV Comunicação Rio, que analisou a performance e o conteúdo de posts dos candidatos entre 16 de agosto, que marcou o início oficial de suas campanhas, até 22 de setembro de 2024, no Instagram, Facebook, TikTok e YouTube. Foram mapeados os perfis dos nove candidatos (1) à Prefeitura de Fortaleza, resultando em 2,3 mil postagens coletadas no período.

Engajamento nas redes entre candidatos à Prefeitura de Fortaleza

Candidatos com mais engajamento por rede

Período: 16 de agosto até 22 de setembro de 2024 | Total de postagens: 2.318

O candidato André Fernandes (PL) se destaca entre os candidatos nas redes sociais, tendo seu melhor desempenho no Instagram e Tiktok, reunindo 32,4% e 40,6%(2) das interações totais com os seus perfis nessas plataformas, respectivamente. Fernandes é deputado federal e aparece como tecnicamente empatado com Evandro Leitão (PT) nas pesquisas eleitorais (3). Apesar de contar com o apoio de um capital político familiar, herança de seu pai, o deputado estadual Alcides Fernandes da Silva, o candidato começou sua carreira pública como youtuber. Em seu canal, ele publicava vídeos criticando a imprensa tradicional, fazendo declarações antipetistas e comentando sobre segurança pública no Brasil.

Apesar da disputa acirrada nas pesquisas eleitorais, nas redes o deputado federal do PL lidera com folga, no entanto, em um olhar mais detalhado para cada plataforma, outros candidatos aparecem com bom desempenho. O senador  Eduardo Girão (NOVO), que reúne 6,8% das interações totais a partir do Instagram, seguido do ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), com 3,8%, e o atual prefeito José Sarto (PDT), com 3,5%. O deputado estadual Evandro Leitão (PT), apesar do destaque nas pesquisas eleitorais, reúne apenas 2,9% das interações totais, também a partir do Instagram. Com o TikTok, o atual prefeito José Sarto tem melhor desempenho, somando 8,3% das interações totais, mas Fernandes ainda detém porção significativa das interações na rede.

É interessante pontuar ainda o notório equilíbrio em termos de centralidade das plataformas nas campanhas digitais dos candidatos da capital cearense: o Instagram e o TikTok respondem por 49,7% e 49,3% do total de interações angariadas por todos os candidatos ao cargo de prefeito, respectivamente. Esses dados apontam, de antemão, para um ponto fora da curva em relação ao cenário geral das candidaturas ao cargo de prefeito nas demais capitais brasileiras, no qual o Instagram domina com cerca de 90% do engajamento total observado, considerando a presença do Facebook, TikTok e YouTube. Diferentemente de parte expressiva do país, onde o TikTok adquire importância secundária frente ao Instagram, portanto, em Fortaleza existe um equilíbrio atípico entre essas duas redes, fato que pode ser explicado, em grande medida, pelo uso intenso do TikTok para a disseminação de vídeos curtos com jingles de “combate” entre os principais candidatos.

Estratégias de comunicação recorrentes

Período: 16 de agosto até 22 de setembro de 2024 | Total de postagens: 2.963

foto

Fonte: Instagram e TikTok | Elaboração: FGV Comunicação Rio

As estratégias mais recorrentes entre os candidatos à Prefeitura de Fortaleza nas redes refletem o embate direto entre André Fernandes (PL), que tem amplo protagonismo no Instagram e no TikTok, com seus principais concorrentes, especialmente o atual prefeito José Sarto (PDT). Dos 10 conteúdos de maior engajamento no TikTok, nove são de Fernandes e um de Sarto. Ambos os candidatos se concentram em estabelecer embate direto a partir de uma “competição” de jingles de ataque e defesa, constituindo estratégia que teve alta aderência no TikTok, com vídeos virais que ultrapassam 12 milhões de views na plataforma.

Em comum, os vídeos de ambos apelam para um tom cômico que busca chamar a atenção do eleitorado para supostos contrastes entre as respectivas candidaturas, sendo quase sempre embalados por ritmos musicais populares, como brega funk, e cantados ao lado de apoiadores em eventos de campanha. Desdobramentos desses jingles tiveram alta visibilidade, como a informação de que Sarto teria tentado proibir a veiculação de um jingle contra ele e a posterior apropriação do mesmo jingle a favor do próprio Sarto. De modo geral, os vídeos em maior destaque apontam para uma atmosfera jocosa e afeita ao escárnio, com enfoque na ridicularização, no ataque e no menosprezo a oponentes em linguagem que simula uma forte informalidade.

Também tiveram circulação expressiva no TikTok e no Instagram postagens nas quais André Fernandes busca se defender de supostas fake news que teriam sido propagadas pela campanha de Sarto. Em geral, são recortes de vídeos antigos do também influenciador digital e ex-youtuber, que seriam colocados em contextos que poderiam prejudicá-lo na campanha, como a sugestão de que ele faria uso de entorpecentes e teria proferido falas consideradas machistas e misóginas. Pode-se dizer, dessa forma, que os vídeos de defesa de Fernandes tiveram mais apelo entre o público do que os supostos ataques de campanha que motivaram esses conteúdos.

Em relação à polarização/nacionalização do debate, foi registrada apenas uma menção ao ex-presidente Jair Bolsonaro, em post do senador Eduardo Girão, considerando exclusivamente o escopo das legendas das postagens analisadas. Já Lula foi mencionado 95 vezes, sendo a maioria delas por parte do candidato do PT, Evandro Leitão, de forma positiva e com clara intenção de promover associação direta com o atual presidente. É interessante observar que, a despeito de ser o candidato do PL, partido de Bolsonaro, André Fernandes não realizou menções ao político nas legendas de seus posts, o que pode indicar uma tentativa de minimizar a vinculação com o ex-mandatário nas redes. Eduardo Girão, por sua vez, que assinou a única menção a Bolsonaro identificada, investiu na estratégia de divulgação da agenda do campo da extrema-direita nas redes, como ataques ao Judiciário e o endosso a manifestações nacionais contra o governo.

Notas de rodapé:

  1. Os perfis dos candidatos e candidatas a prefeito foram mapeados a partir dos dados fornecidos pelos candidatos no momento de registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após esse mapeamento inicial, todos os perfis foram verificados por uma equipe de pesquisadores e foram adicionadas contas indicadas pelos próprios candidatos nas redes sociais ou verificadas nas plataformas. Candidatos ou redes que não indicaram perfis e não foram encontradas por esse mapeamento não foram incluídos na coleta de postagens.

  2. O engajamento médio corresponde ao engajamento total (isto é, as interações acumuladas pelos usuários, como curtidas, reações, comentários e compartilhamentos) dividido pela quantidade de postagens que os candidatos publicaram em seus respectivos perfis. Essa métrica possibilita averiguar o desempenho dos candidatos em termos de interações de uma maneira mais horizontal, uma vez que a métrica de engajamento total pode ser afetada por posts virais isolados que não necessariamente representam a dinâmica de engajamento de um perfil em um período mais abrangente. Visualizações de vídeos não são consideradas como engajamento nas análises deste estudo.

  3. Pesquisa Datafolha Fortaleza: André e Evandro dividem liderança; Wagner e Sarto caem. Disponível em:https://www.opovo.com.br/noticias/politica/eleicoes/2024/09/25/pesquisa-datafolha-fortaleza-andre-e-evandro-dividem-lideranca-wagner-e-sarto-caem.html. Acesso em 24 de setembro de 2024.