Após queda no volume de postagens, debate político no X retoma ao patamar pré-suspensão
Por: FGV Comunicação Rio
Por: FGV Comunicação Rio
- Após o retorno do X, o volume médio de postagens diárias sobre política caiu de 616 mil para 482 mil, comparando o mês anterior e o mês posterior à suspensão;
- Apesar da redução inicial, acontecimentos políticos, como o atentado ao STF e a Operação Contragolpe, mobilizaram usuários e recuperaram volume anterior à suspensão;
- Durante o bloqueio, houve um uso residual da plataforma, com média de 140 mil posts diários e 82 mil usuários ativos, indicando uma resistência parcial ao veto e uma possível migração a outras plataformas.
Este relatório examina o impacto da suspensão temporária do X, antiga plataforma Twitter, sobre o debate político no Brasil. O estudo abrange o período de 1º de janeiro a 11 de dezembro de 2024, com foco nos meses imediatamente antes e após o bloqueio da rede social no país. A suspensão, que ocorreu entre 30 de agosto e 8 de outubro, decorreu de um impasse entre as autoridades brasileiras e a plataforma, provocando uma migração de usuários para alternativas como Bluesky e Threads, conforme analisado em estudos anteriores.
O levantamento realizado pela FGV Comunicação Rio revela mudanças significativas logo após a retomada da plataforma, mas também sinaliza para uma recuperação do volume do debate diante de acontecimentos políticos como o atentado contra o STF, o encontro do G20, a Operação Contragolpe e as críticas à política econômica do presidente Lula, evidenciando uma possível transformação na dinâmica da plataforma ou no interesse público por discussões políticas na rede após seu retorno.
Debate público sobre política no X antes e após a suspensão
Evolução de posts sobre política antes e depois da suspensão do X
Período: 1 de janeiro a 11 de dezembro de 2024 | Total de postagens: 191,37 milhões
Fonte: X | Elaboração: FGV Comunicação Rio
Em termos de volume de posts no âmbito do debate sobre política institucional no X, houve uma descontinuidade considerável no volume de postagens na plataforma no mês posterior a sua suspensão, em relação aos meses anteriores. Enquanto o período que vai de 30 de julho até 30 de agosto (data da suspensão do X) registrou uma média de 616 mil posts por dia, com picos de 1,2 milhão de menções, o período seguinte foi marcado por uma diminuição importante: entre 8 de outubro (data do retorno do X) e 8 de novembro, a média de posts sobre política diminuiu para 482 mil por dia, com picos de, no máximo, 573 mil posts.
No entanto, esse valor é recuperado após uma série de acontecimentos políticos, como o atentado contra o STF, o encontro do G20 no Brasil, a Operação Contragolpe e o desenrolar de pautas econômicas, que mobilizaram tanto os apoiadores do presidente Lula, quanto a oposição ao governo federal.
Analisando o ano inteiro, essa queda pode ser observada de modo mais significativo. Enquanto no período posterior, de 8 de outubro a 11 de dezembro, a média diária foi de 593,1 mil, de 1 de janeiro a 30 de agosto a média diária se manteve em 695,8 mil menções. No entanto, ainda é necessário observar se o aumento de volume após a suspensão se manterá a longo prazo.
Já em relação ao período em que o X esteve suspenso no país, o debate político registrou quedas expressivas, mas não chegou perto de ser zerado na plataforma. Neste ínterim, especificamente entre 31 de agosto e 7 de setembro, foi postada uma média de 140 mil posts ao dia. A média de usuários únicos ativos foi de 82 mil perfis por dia.
Principais posts do debate sobre política no X
Período: 30 de julho até 8 de novembro de 2024
Fonte: X | Elaboração: FGV Comunicação Rio
Dois temas tiveram centralidade no debate político do X no período observado: sugestões e/ou suposições acerca de uma possível vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2026 e denúncias diversas contra o ministro Alexandre de Moraes. No primeiro caso, associações do próprio Bolsonaro a Donald Trump após a vitória do candidato republicano nos Estados Unidos e posts irônicos acerca de sua inelegibilidade tiveram destaque. No caso de Moraes, denúncias - associadas ou não à celeuma com Elon Musk - tiveram notório espaço, sob a ideia de que o juiz agiria de forma inconstitucional e promoveria uma suposta “ditadura do Judiciário”.
Notas:
- Liberação do X: confira a cronologia da suspensão da rede social. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2024-10/liberacao-do-x-confira-cronologia-da-suspensao-da-rede-social. Acesso em 03 de dezembro de 2024.