TikTok e Lupa debatem Meio Ambiente e Desinformação no sexto ciclo do Conselho
Gustavo Rodrigues, gerente de políticas públicas da plataforma de vídeos, a repórter da Lupa, Carol Macário, e a gerente de produto do veículo, Marcela Duarte foram os participantes da mesa
O sexto ciclo de reuniões do Conselho Mídia e Democracia teve como temática a desinformação e o discurso de ódio em contextos de desastres, tratando das preocupações e pensando em iniciativas e parcerias que melhorem a circulação de informações nesse sentido. A oficina traçou um panorama sobre os planos de ação da plataforma e os modos de cooperação para se comunicar em situações de desastre. O encontrou teve como participantes, Marcela Duarte, Gerente de Produto da Lupa, e Carol Macário, que é repórter do mesmo veículo . Por fim, a reunião plenária contou com a presença de Gustavo Rodrigues, gerente de políticas públicas do TikTok para tratar de como essas informações podem circular na plataforma.
Em primeiro lugar, a oficina que a Lupa ministrou partiu do conceito de “Desinformação Climática", que seria a divulgação e produção de conteúdos que negam a existência ou os impactos das mudanças climáticas no planeta. Isso é feito através de conteúdos com dúvidas e incertezas sobre o aquecimento global, desacreditando a ciência e dificultando a implementação de medidas necessárias para reduzir a crise climática. O veículo de checagem falou sobre as ações estratégias, parâmetros e os projetos realizados no momento da crise no Rio Grande do Sul para combater a desinformação, como a disponibilização de conteúdos para outros veículos e uma parceria com projetos de pesquisa e extensão da UFSM.
Na reunião com Gustavo, ele falou sobre os parâmetros do TikTok para lidar com a desinformação e as medidas para moderar a disseminação de conteúdos gerados por Inteligência Artificial, enquanto os pesquisadores e conselheiros apontaram sobre a dificuldade de acesso a relatórios e a falta de transparência nas informações da plataforma. De acordo com Gustavo, a abordagem do TikTok é bem severa, de maneira que não apenas sinaliza sobre o conteúdo danoso, mas o remove da plataforma, além da proibição de anúncios políticos. Entre as iniciativas relacionadas à questão dos dados, há expectativa é que haja a abertura de acesso, enquanto isso não ocorre, há uma busca para a criação de canais com os pesquisadores e produção de insights para ajustes dessas políticas e combater conteúdos nocivos e/ou perfis problemáticos.